7 Comentários
Avatar de User
Avatar de Jorge Quintão

Concordo em número, gênero e grau. Mas creio que hoje, no nosso Brasil, a nossa imprensa precisa fazer uma reflexão sobre a sua atuação. Uma mea culpa, sobre os diversos fatos tratados com descaso, independentemente de polarização. Casos isolados nos mostram que há uma onda de difamação contra jornalistas, muitas vezes injusta. Penso que isso acontece pelo papel que grandes veículos vem desempenhando, de forma partidária, a disseminação de informações baseadas em interesses políticos, muito distante do que é considerado jornalismo. Se a mentira ou a deturpação dos fatos é considerado jornalismo, então não é jornalismo. Então a liberdade não é liberdade. Então não podemos acreditar. E veículos de comunicação precisam compreender (incluindo os jornalistas): o cliente não é quem paga o patrocínio ou o governo que coloca recursos gordos advindos do nosso bolso... o cliente é o leitor. Quando vemos a abertura do Fantástico da Globo com letras garrafais: ATOS GOLPISTAS na chamada, isso nos causa estranheza demais! Daí as manchetes de Folha, Estadão, UOL também trazem a mesma história, contada do mesmo jeito, quase que com as mesmas palavras também nos causa estranheza! E imediatamente me lembro dos Blackbloks em maio de 2017, que destruíram os prédios públicos em Brasília. Me lembro também do episódio da estátua da justiça em frente ao STF, manchada de vermelho em um ato em prol do aborto. E me lembro das manchetes dos mesmos veículos tratando os fatos como jornalismo: descrevendo os fatos, sem julgar QUEM os promovia. Então, sinto muito pelo linchamento de uma profissional como a Gabriela. Ela não merece. Mas não é um caso isolado de ataque. Outros virão. E isso é péssimo para a nossa liberdade. Mas liberdade só é o que é por conta da responsabilidade. Não existe um país livre sem uma imprensa livre. Não existe um país livre sem uma imprensa responsável. E a nossa imprensa tem sido irresponsável. Hoje, estão ao lado de interesses próprios. Na história já vimos isso antes. Hitler não chegou ao poder sozinho. Teve o apoio de políticos, juristas e, pasmem, da imprensa! A linha tênue entre uma imprensa subserviente e a tirania é da finura de uma lâmina de Gilette. Cuidado gente! Hoje o linchamento é virtual. Amanhã pode ser real!

Expand full comment
Avatar de Ana Mildred

Achei muito bom tudo que escreveu, massss a Tal da Gabriela Biló, não fez só fotografar os fatos do dia 8/01/2023. Ela caçou a coitada da Débora. Ela e sua parceira, procuraram nas redes sociais p saber quem era a Débora e onde morava. Foram até Paulinia e descobriram seu end e tudo mais. Entregaram TUDO para a PF. Porisso a Ðébora fou presa!

Expand full comment
Avatar de Marina gomes guerra

Ela n queria só uma foto, ela queria uma história.

Expand full comment
Avatar de Maria Weber

Eu confesso que essa jornalista da folha despertou os sentimentos mais torpes em mim. Lembrei de Arquipélago Gulag, dos colaboracionistas do regime soviético. Lamento quanto ao episódio do sete de setembro da gravata vermelha. Eu mesma hoje em dia não consigo usar nada vermelho mais. Por conflitos internos. Mas quem quiser usar vermelho que use, ué. Sempre que leio sobre os conflitos morais que a liberdade nos traz, lembro também de Olavo de Carvalho. Infelizmente, se não tratarmos a esquerda da forma que ela merecem, eles nos prejudicarão pelos atos que sequer cogitamos. Matrix, David…

Expand full comment
Avatar de Elvis Davantel

Excelente artigo! Realmente, se você se vale do mesmo modus operandi ilegítimo do seu adversário acaba se equivalendo a ele! Espero que Direita aprenda com tudo isso e que amadureça.

Expand full comment
Avatar de José Paulo Weide

Sobre a Gabriela Biló faltou você considerar que ela fez algo bem parecido com o jornalista do Intercept, foi atrás da Débora, fez apurados etc. tudo para incriminá-la, talvez justamente para "se reconciliar" com a turba com a foto do Lula que deu o efeito errado.

Outra coisa, você iria fazer reportagem com uma gravata verde e amarela no meio do comício do PT? Ninguém da sua equipe naquele caso soube "agir com inteligência, frieza e estratégia"?

Expand full comment
Avatar de Fábio Campos

Gostaria de saber o porquê de os jornalistas escreverem e falarem que a Débora pichou a "BASE" de uma estátua. Base? Ela escreveu com batom no BUSTO da estátua "A Justiça", que foi feita por Alfredo Ceschiatti. A base da estátua não foi pichada. Aliás, por que alguém escreveria na base da estátua?

Expand full comment