Tecnologia Urgente

A Investigação sofre ataque hacker após publicar relatório sobre inserções nas rádios

Investidas vieram, principalmente, dos Estados Unidos, mas também foram identificados ataques da Alemanha, Portugal e outros países da Europa

Por: Redação
08, nov. de 2022 às 18:59
A Investigação sofre ataque hacker após publicar relatório sobre inserções nas rádios
Fonte da Imagem: Pixabay

Na manhã desta terça-feira (8), o site d’A Investigação esteve fora do ar por mais de uma hora devido a uma tentativa de ataque hacker. Os ataques tiveram início com a divulgação do site no Twitter, no domingo (6), mas se intensificaram nesta manhã. Dentre as tentativas de derrubar o site se destacam a utilização de bots, o acesso de usuários anônimos em massa e tentativas de ataque do tipo DDoS.  

 

A maioria dos ataques foi neutralizada por nosso sistema “anti-hacker". Entretanto, durante as tentativas de identificar a sua origem, desligamos algumas defesas que deixaram o site fora do ar por uma hora até que as investidas fossem neutralizadas. Algumas destas tentativas vieram, principalmente, dos Estados Unidos, mas também foram identificados ataques da Alemanha, Portugal e outros países da Europa.

 

O ataque teve o seu pico 48 horas após a divulgação do relatório sobre a discrepância nas inserções eleitorais nas rádios da região Nordeste entre as campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo checagem independente realizada por A Investigação, dados da empresa Audiency são consistentes e seu método de captação de dados tem possível viabilidade para auditorias.

 

Ainda segundo o estudo, foram encontradas 107 inserções a mais para o candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) nas sete rádios checadas, ou 227,66%. Já o relatório da Audiency apresenta 112 inserções a mais para o PT, ou 238,30%.



O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..