Levantamento: 20 anos de gastança no Cartão Corporativo da Presidência
A divulgação dos dados de gastos sigilosos do cartão corporativo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na última quarta-feira (11), a partir do pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI) feito pelo site Fiquem Sabendo, tem despertado diversas suspeitas de irregularidades em compras e contratações.
O youtuber Felipe Castanhari, por exemplo, chegou a afirmar no Twitter que Bolsonaro teria lavado dinheiro pra car***** no cartão corporativo presidencial e este seria o motivo para o sigilo de 100 anos decretado sobre estas compras. Embora a afirmação não seja baseada em provas, ou mesmo indícios, e que a alegação sobre o sigilo de 100 anos seja falsa, a publicação do influenciador alcançou cerca de 30 mil retuítes, 150 mil curtidas e 3,8 milhões de visualizações.
Embora este tipo de compra seja legal — mesmo que seja naturalmente imoral, dado o gasto de 210,6 milhões nos últimos 20 anos—, é preciso uma análise mais criteriosa e objetiva destes gastos, sem o usual "jogo de empurra" feito pelas redes sociais. Para auxiliar no debate sobre este tema — que é saudável, mas deveria ser melhor realizado —, A Investigação elaborou os gráficos abaixo detalhando os gastos. Comparamos as compras dos últimos quatro governos presidenciais (de janeiro 2003 a dezembro de 2022).
No primeiro gráfico, são detalhados os tipos de despesa por presidente com valores atualizados pelo IPCA-E de dezembro de 2022. No painel, produzido na plataforma Power BI, são apresentados todos os dados disponibilizados pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR). Neste painel, os dados podem ser agrupados e filtrados, permitindo diversas formas de análise.
Clique aqui para acessar o painel interativo.
Atenção: Os dados, que podem ser acessados nesta planilha, são oficiais e de inteira responsabilidade da SGPR. Segundo informações preliminares disponibilizadas à imprensa, ainda há dados faltantes, estes serão acrescentados pela nossa equipe assim que estiverem disponíveis.
Caso você encontre algum erro ou queria enviar algumas sugestão ou elogio, entre em contato com a nossa equipe.